Sindicato realiza assembleia virtual da campanha salarial

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região realizou na noite de ontem (09), no estúdio de filmagens, a 1ª Assembleia virtual da Campanha Salarial dos servidores municipais de 2021.

A entidade segue a Lei nº 5686/2006, que estabelece a data-base do servidor público no mês de março. Durante assembleia, foi discutida e aprovada a proposta de reposição inflacionária apurada no período de março de 2019 a fevereiro de 2020. Após discussão da assembleia, foi lançado o formulário com a proposta dos servidores, que foi a reposição inflacionária de 9,04%.

O vice-presidente, José Alexandre Pereira, após estudos, apresentou dados das inflações do período de março de 2019 a fevereiro de 2020 referente a reposição inflacionária do ano de 2020, reposição essa que não foi realizada pela administração anterior. E de acordo com a média de índices oficiais IPCA (IBGE), INPC (IBGE), IPC (Fipe), foi de 3,56%.  

Já referente ao ano de 2021, correspondente ao período de março de 2020 a fevereiro de 2021, a reposição inflacionaria apurada com base na média destes mesmos índices com exceção ICV (Dieese – interrompeu a pesquisa devido a pandemia), o índice foi de 5,48%. Totalizando os dois anos, sem a reposição inflacionária estamos com o acumulado de 9,04% de perdas do poder executivo aos servidores públicos municipais de Piracicaba.

Salientando ainda que na análise feita pela entidade a administração municipal fechou no exercício de 2020 com um superávit orçamentaria na ordem de mais de 90 milhões de reais, demonstrando que seria possível a aplicação da reposição inflacionária a todos os servidores.  

O diretor, José Osmir Bertazzoni, agradeceu a participação de todos os servidores que acompanharam pela página do Facebook da entidade contando com um engajamento de mais de três mil servidores. Após discussão da assembleia, foi lançado o formulário com a proposta dos servidores, que foi a reposição inflacionária de 9,04%.

 O formulário ficou disponível até às 12h do dia 10/03 com o seguinte resultado:  98% das pessoas que participaram da votação, fizeram a opção pela proposta apresentada de reposição inflacionária. “O Sindicato entende que essa proposta aprovada pela categoria é apropriada, pois o servidor vem tendo perdas salariais desde 2020, comprometendo cada vez mais, o poder aquisitivo”, disse o vice presidente, Alexandre Pereira.

Na semana passada, foi realizada uma consulta pública online, com link disponibilizado a todos os servidores municipais com um formulário para ser preenchido, e a maioria a presentou propostas que serão encaminhadas pela Mesa Permanente de Negociação, instituída pela Lei nº 7943/2014. São elas: insalubridade para todas as merendeiras, remoção na SME, JA para atendimento odontológico, equiparação salarial e de níveis de progressão do cargo técnico em contabilidade da Câmara com outros cargos administrativo, correção salarial do prefeito para que se ajuste os proventos dos profissionais que são lesados pelo corte constitucional ora aplicado e 30 horas para enfermagem.

Na assembleia desta terça-feira, considerada permanente, até que seja definida a campanha salarial de 2021, teve em sua pauta a questão das propostas de reajuste salarial, onde foi tirada a proposta e encaminhada ao executivo. O Sindicato dos Municipais aguarda a contraproposta do prefeito, que deverá se pronunciar ainda no mês de março, para agendar a data de apreciação da contraproposta na segunda assembleia virtual.



VOLTAR

NOTÍCIAS Relacionadas