Sindicato participa de solene da “Semana da Enfermagem”

A “Semana da Enfermagem” foi comemorada em solenidade na Câmara Municipal de Piracicaba no dia 16/05, no salão nobre "Helly de Campos Melges". Conforme iniciativa do vereador Ary Pedroso Jr. (Solidariedade), também foi entregue o título "Profissional do Ano da Enfermagem".

Os dirigentes do Sindicato dos Municipais, José Osmir Bertazzoni e Moises Leite de Campos, estiveram na solenidade homenageando as servidoras municipais, as enfermeiras Rita Manuela Mattos Santos (SAMU), Isabela Bonifácio Martins Nogueira (Crab Santa Teresinha) e Luciana Ovidio de Lima do Amaral (Administração), pela atuação na área da enfermagem no serviço municipal de saúde, salientando que o atendimento à saúde é primordial, indispensável a todas as pessoas. Relembraram que nestes últimos dois anos foram os enfermeiros que estiveram à frente, estando como responsáveis pelo acolhimento aos pacientes no período da Covid-19.

O dirigente José Osmir Bertazzoni enalteceu a profissão dos enfermeiros. "Minha singela homenagem, em nome do Sindicato dos Servidores de Piracicaba, nos seus mais de 40 anos de serviços prestados à cidade", disse Osmir. Ele ainda lembrou do período da Covid-19, que ceifou quase 700 mil vidas nesta fase. "Passamos por momentos de tortura e vocês aí aguentando. Minhas palavras é só para mostrar o quanto vocês foram importantes, enquanto nós estávamos aqui", concluiu Bertazzoni.

“A enfermagem está em todos os hospitais, são maior número de pessoas que  trabalham nestes locais, sendo o maior contingente da saúde. E que agora está sendo ainda mais valorizada, com o aumento do piso salarial, que ocorreu no último na, atingindo o objetivo da categoria”, disse o dirigente Moises Leite de Campos, que é dentista e atua na rede municipal de Saúde. Para ele, a profissão de enfermagem é como um sacerdócio, “Ou a pessoa se identifica como enfermeira tendo que cuidar de outras pessoas, isso passa a ser um sacerdócio, ou então ela desiste e parte para outra área”.

Estiveram presentes, além da diretoria do Sindicato, autoridades municipais, representantes da área da enfermagem e representantes de cada unidade hospitalar de Piracicaba.  Na oportunidade o Sindicato dos Municipais homenageou as enfermeiras com uma placa enaltecendo as profissionais.  

 

 

Sobre as homenageadas:

COSMA PEIXOTO GOMES GONÇALVES - casada com Izaias, mãe de Maria Eduarda e Pedro Henrique, foi admitida na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba no dia 17 de outubro de 1996 como atendente de enfermagem. Em dezembro de 1998 concluiu o Curso de Técnico de Enfermagem na ETEC Cel. Fernando Febeliano da Costa e então foi promovida para Técnica de Enfermagem na entidade. Sempre trabalhou nas unidades de internação e atualmente exerce suas funções na Unidade de Internação AP 1, sempre com muita dedicação, carinho e comprometimento com os pacientes e a equipe de trabalho. Cosma tem muito orgulho da sua profissão.

FABIANA CRISTINA GARBIN MEDINA - no ano de 2001 teve a sua primeira oportunidade como técnica de enfermagem no Instituto de Cardiologia Dairo Bicudo, onde permaneceu até 2002.  No mesmo ano teve a oportunidade de ser colaboradora do Hospital Unimed Piracicaba e permanece na mesma empresa até o presente momento. Formada em Enfermagem desde 2009, aproveitou várias oportunidades profissionais na empresa onde atua, trabalhando como técnica de enfermagem, enfermeira nos setores blocos / enfermaria e enfermeira no Pronto Atendimento. Atuou também no Centro Cirúrgico, nos cuidados aos pacientes no pré e pós cirúrgico. No ano de 2022, teve uma nova oportunidade para atuar como coordenadora do Pronto Atendimento / Ambulatório Geral / TENDA / PAC.

ISABELA BONIFÁCIO MARTINS NOGUEIRA - tem 42 anos, casada com Felipe, mãe da Mariana. Nascida na cidade de Araraquara - SP, filha de Orlando e Edna. Tem 3 irmãos e mora em Piracicaba desde 2005. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília desde 2004 com pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e em Urgência e Emergência Pediátrica e Neonatologia. Desde pequena acompanhava sua mãe em visitas domiciliares aos idosos acamados que não podiam ir até à igreja.  Nesses momentos percebeu a importância do cuidado e despertou a sua curiosidade em aprender a arte de cuidar. Iniciou a atividade profissional no Hospital dos Fornecedores de Cana, onde realizou mais de 500 partos normais.  Atualmente atua como enfermeira da Atenção Básica de Saúde no SUS, no Crab Santa Terezinha.

LUCIANA OVIDIO DE LIMA DO AMARAL - tem 42 anos, nascida em Bragança Paulista e casada com Renato. Formou-se em fisioterapia em 2004 e em enfermagem em 2007. Desde então especializou-se em Ortopedia, Saúde da Família e Saúde Mental. Atualmente é mestranda em Gestão e Saúde Coletiva pela FOP/UNICAMP de Piracicaba. Trabalhou como fisioterapeuta na Unimed Fernandópolis de 2007 a 2012. Atua há 11 anos como enfermeira de Saúde da Família, tendo trabalhado nos municípios de Rio Claro e Piracicaba, exerceu a profissão na unidade de saúde, PSF Bosque dos Lenheiros 1 e atualmente é apoiadora Institucional do Departamento de Atenção Básica da Prefeitura Municipal de Piracicaba. Acredita que trabalhar com a saúde é uma arte: a arte de compartilhar vida.

RITA MANUELA MATTOS SANTOS - tem 59 anos, casada há 43 anos com Luis Carlos, mãe de 4 filhos: Márcio, Daniele, Aline e Rubia e avó de 7 netos: Hiago, Lorena, Yuri, Manuela, Antonella, Antonny e Benjamin. Possui 30 anos de profissão na área da enfermagem. Sua primeira formação foi no curso técnico de enfermagem pela UNICAMP em 1993 e tem formação universitária desde 2003 na Fundação Universidade Hermínio Ometto - Uniararas. Trabalha há 16 anos na Prefeitura Municipal de Piracicaba, desses 12 anos são atuando no SAMU, onde fez muitos amigos, que considera mais que irmãos e agora, como está próxima de encerrar a carreira na enfermagem, gostaria de agradecer a todos pelo carinho durante todos esses anos e percebe que cada momento valeu a pena.

SIMONE GOMES DA SILVA - tem 37 anos. Escolheu a enfermagem a pedido de seu avô materno, antes do seu falecimento, e assim que terminou o ensino médio, iniciou a sua jornada no ato de cuidar. Possui formação como auxiliar em enfermagem e auxiliar em necropsia, técnica em enfermagem e instrumentação cirúrgica. Graduada em enfermagem, em 2011, e pós-graduada em Auditoria Hospitalar pela Faculdade Anhanguera.

Fonte: Câmara de Piracicaba -  Martim Vieira - MTB 21.939

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401

 

 



VOLTAR

NOTÍCIAS Relacionadas