89% dos servidores temem pela segurança nas escolas

 

Diante do triste cenário de violência e ameaças nas escolas em todo Brasil, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Saltinho e Região, realizou pesquisa entre os dias 6 e 10 de abril em toda rede municipal de educação a fim de coletar dados com os servidores sobre segurança nas escolas, bem como demais prédios da Secretaria de Educação. 

 

O objetivo da pesquisa online foi apontar quais as maiores dificuldades que as unidades enfrentam com relação a segurança e colaborar com a secretaria de educação para que as medidas emergenciais de segurança sejam feitas, para preservar os servidores, funcionários e alunos das escolas. 

O resultado foi bastante satisfatório, atingindo boa parcela dos servidores da Educação. Os dados obtidos apontam que 89% dos servidores não se sentem seguros em seus ambientes de trabalho. Como sugestões de como melhorar a segurança, apontam: vigia/porteiro em tempo integral (61%), instalação de concertina (57,9%), policiamento em tempo integral nas escolas (56%), detector de metais (42,1%) e policiamento nos horários de entrada e saída. Outro ponto bastante relevante na pesquisa é a preocupação sobre a necessidade do enfrentamento da desigualdade social no cotidiano escolar.

A pesquisa foi tabulada, estudada pela diretoria do Sindicato dos Municipais e o resultado foi oficializado e enviado à Secretaria de Educação. A entidade aguarda posicionamento do secretário Bruno Roza quanto a questão abordada, de extrema urgência, pois segundo a pesquisa as escolas estão com muitos problemas estruturais que deixam a comunidade escolar vulnerável.



VOLTAR

NOTÍCIAS Relacionadas