Ato Fora Bolsonaro acontece sábado

O evento será na Praça José Bonifácio e respeitará
todos os protocolos de segurança por conta da Covid-19

No próximo sábado (dia 29), acontecerá o ato Fora Bolsonaro, na Praça José Bonifácio, a partir das 9 horas. O objetivo é mobilizar a sociedade civil contra os cortes que o Governo Federal anunciou para o orçamento da educação em 2021. A meta é levar uma média de 100 pessoas, entre adolescentes e adultos revoltados com a política de descaso do Governo Federal, para a praça, respeitando os protocolos de segurança sanitária, como distanciamento, uso obrigatório de máscara e álcool em gel. Em Piracicaba, a construção do Ato se deu pela União Estadual dos Estudantes do Estado de São Paulo (UEE).

De acordo com a organização do evento, não é possível mensurar a estimativa de público, pois ao mesmo tempo que se tem muitas pessoas indignadas, várias dessas preferem se posicionar nas redes devido ao risco do contágio, em especial daqueles que vivem com pessoas do grupo de risco. Então imagina-se que será um ato tranquilo com uma média de 100 pessoas para manter o distanciamento social.

“Serão quase 30 bilhões de reais retirado do orçamento e com isso as universidades federais estão anunciando que terá que fechar a universidade por falta de recurso para sua manutenção”, informou uma das idealizados do evento na cidade, Bruna Caroline Ferreira, 1ª Diretora de Comunicação da UEE.

Bruna informou também que terá o Fora Bolsonaro, pois é um descaso do Governo Federal que, em plena pandemia, recusou 11 vezes a compra da vacina, além de negar a pandemia por muito tempo. Hoje nós estamos com uma média de 14% de desemprego e o Governo Federal quer que o Auxílio Emergencial seja apenas de 200 reais. O que um pai ou uma mãe de família faz com 200 reais?

A idealização do evento veio de uma agenda da União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), que estavam organizando mais um Tsunami da Educação, mas como as frentes Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo estavam organizando atos nacionais, uniram forças e decidiram unificar as pautas para fazer um único ato Nacional.

“Não podemos nos calar. Nós vemos que Bolsonaro e seus ministros não se moveram para congelar os despejos e as ações policiais durante a pandemia, em conjunto a tudo isso vemos que muitas famílias estão passando por horríveis agressões nas periferias de todo o Brasil, já vimos várias chacinas nos noticiários e infelizmente o Brasil não terá condições de avançar enquanto Bolsonaro estiver na Presidência”, finaliza Bruna.

Apoiam esse ato os sindicatos Apeoesp e Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região; os movimentos União dos Estudantes Secundaristas de Piracicaba (UESP), União Paulistas dos Estudantes Secundaristas (UPS), Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, Resistir Sempre, União da Juventude Socialista (UJS), União da Juventude Comunista (UJC), Movimento Luto Pela Educação, Lula Livre, Associação de Pós Graduandos (APG), Frente da Defesa da Democracia Luiz Hirata, PT Juventude e A Cidade é Sua (PV) CONEPIR, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento e os partidos políticos PCdoB, PDT, PCO, PCB, PT e PSOL.

Ainda no sábado (dia 29) haverá atos em todas as capitais do Brasil, os horários são variados mas na capital de São Paulo será as 16h00 e faz parte dessa mesma campanha. " Fora Bolsonaro, contra os cortes na educação, por auxílio, vacina e contra o genocídio da População Negra".



VOLTAR

NOTÍCIAS Relacionadas