Educação
Crédito Imagem: - Fonte: Assessoria de Comunicação - Autoria: Marília Ferreira - MTB 43.137/SP
Sindicato solicita recesso a todos servidores de escolas municipais
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e região solicitou à Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba que os profissionais das escolas municipais, como auxiliares de ação educativa, merendeiros, escriturários, secretários de escola e orientadores de alunos, sejam incluídos no recesso escolar previsto para dezembro de 2025 e início de janeiro de 2026.
O pedido foi motivado por dúvidas de servidores sobre a inclusão desses cargos nas pausas previstas para os professores, de acordo com a Resolução 001/2025 e a Resolução 004/2024 da Secretaria Municipal de Educação. Embora essas normas mencionem estagiários, diretores e coordenadores pedagógicos, não há referência direta aos demais profissionais que atuam no dia a dia das escolas.
Esses servidores prestam suporte pedagógico essencial, desempenhando funções que combinam cuidado e ensino. Por esta razão, a entidade defende que eles também tenham direito ao recesso, como reconhecimento pelo trabalho ao longo do ano. “Quem atua no “chão da escola” tem papel primordial, sem eles a escola não funciona. Isto inclui todos os servidores das escolas sejam elas do infantil ou fundamental”, salientou a professora e dirigente sindical, Samantha Maniero.
Como alternativa, caso o recesso não seja concedido, o sindicato sugere a realização de formações remotas nos dias 19, 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025.
A diretoria aguarda retorno deste pedido que foi solicitado em ofício no dia 03 de dezembro.