SME recebe Sindicato
Crédito Imagem: - Fonte: Assessoria de Comunicação - Autoria: Marília Ferreira - MTB 43.137/SP
Reunião discutiu demandas da categoria
Nesta quarta-feira (10), a diretoria do Sindicato dos Municipais se reuniu com a secretária de Educação, Juliana Vicentim, para discutir diversas pautas de interesse dos servidores da rede municipal.
Um dos principais temas abordados foi a inclusão de cargos como auxiliares de ação educativa, orientadores de alunos, secretários escolares e escriturários no processo de remoção. A secretária informou que a remoção para esses cargos será realizada no início de 2026, justificando que a complexidade do processo e o curto prazo inviabilizam a execução ainda neste ano.
Durante a reunião, as dirigentes sindicais Samantha Maniero e Renata Perazoli sugeriram que, a partir de 2026, as escolas possam decidir se preferem compensar as emendas de feriado em minutos diários ou participar de eventos. A secretária Juliana afirmou que o tema será avaliado, mas pontuou que ainda não há definição por parte do prefeito sobre a manutenção das emendas de feriado no próximo ano.
Outro ponto discutido foi a alimentação dos servidores nas unidades escolares. Segundo a secretária, este é um desejo do prefeito, e há diálogos em andamento entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), as empresas terceirizadas e o setor de merenda escolar para avaliar a viabilidade da proposta.
Sobre o uso do Diário de Classe Digital da SED, foi confirmado que alguns professores estão recebendo treinamento e serão multiplicadores em suas unidades escolares para sua utilização. No entanto, a ferramenta ainda não está em uso pelas escolas, que continuam utilizando os diários físicos. Com isso, a orientação da SME é de que o dia 07 de setembro (feriado da Independência) seja registrado normalmente no Diário de Classe, conforme estabelecido pela Normativa da SME e o Calendário Escolar de 2025, publicado no Diário Oficial, ou seja, considerando o dia 7/9 como letivo.
Por fim, as diretoras da entidade solicitaram à secretária a realização de uma reunião específica com a comissão de secretários e escriturários escolares, acompanhados pelo Sindicato, para tratar de temas relacionados à rotina administrativa das escolas.