Ações Sociais Mobilizam A Guarda Civil De Piracicaba

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba em parceria com o SindGuarda, com a Secretaria de Administração, com a Abil Grupo Unidas, com a SemacTur, com o Comando da Guarda Civil Municipal, com a Rede Drogal e com a Faculdade Anhanguera de Piracicaba realizou nos dias 19, 20, 23 e 24 de setembro o ‘1º Circuito de Saúde do Servidor’ na Sede da Guarda Civil de Piracicaba.

O objetivo foi promover a realização de ações preventivas para a saúde e o bem-estar dos Guardas, que constatadamente apresentam números alarmantes de diabéticos e hipertensos em seus quadros de trabalhadores e devido a atuação exaustiva muitas vezes acabam não cuidando de sua própria saúde.

As ações sociais fazem parte de um planejamento contínuo que vem sendo realizado há três meses ininterruptamente e referem-se a testes de glicemia, aferição de pressão, dicas de alongamento e correção postural. Após a realização dos testes, os Guardas receberam orientação do médico do Sindicato dos Municipais, Dr. Vilson Dornelles, que prescreveu medicamentos gratuitos e disponíveis na rede pública de saúde.

Apurou-se também que a maioria desses servidores não possuem plano de saúde, dificultando o acompanhamento médico. Por isso, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais disponibilizou gratuitamente para toda a corporação os atendimentos médicos de cardiologia e clínico geral do Centro Clínico dos Municipais.

Para Osmir Bertazzoni, diretor financeiro do Sindicato, a preocupação com a saúde dos servidores públicos e de seus familiares dispende uma atuação especial da entidade: “O Sindicato dos Municipais tem feito um trabalho constante com relação a saúde dos servidores do munícipio de Piracicaba em todas as áreas da medicina; atuamos junto ao Sistema Integrado de Saúde dos Municipais (S.I.M.); atuamos aqui no Centro Clínico de atendimento à Saúde do Sindicato que fica ao lado da Sede e também atuamos através dos convênios com a São Francisco Odontologia, com a Unimed, com a Santa Casa e com a São Francisco Saúde. Temos um número muito expressivo de atendimentos na área da saúde mensalmente”, explicou.

Todas as ações sociais realizadas aconteceram para atender um chamamento específico do Comando da Guarda Civil e atualmente o SindGuarda e o Sindicato dos Municipais estão em plena realização de outra campanha inédita denominada ‘Setembro Vermelho’ que está realizando gratuitamente exames cardíacos a toda a corporação no Centro Clínico do Sindicato dos Municipais. O objetivo é diagnosticar problemas cardíacos e realizar o acompanhamento médico dos casos apontados.
As diretorias dos Sindicatos envolvidos estenderão a duração desta campanha para poder atender a todos os Guardas Municipais de Piracicaba interessados e para realização dos exames, basta o agendamento prévio por telefone.

“Estamos atendendo um chamamento do próprio comando da guarda e dos colegas da Guarda Municipal para que alguns exames como diabetes e cardíacos sejam realizados a todos os Guardas, independentemente de ser sócio ou não, porque se trata de uma campanha social voltada ao servidor público. Porém, lembrando que o Sindicato faz esse trabalho diariamente e que mensalmente temos aqui um número muito grande de atendimentos de pessoas que passam pela entidade se considerarmos em todas as áreas sociais e jurídicas. Mas, a Saúde é sem dúvida nosso ponto principal”, finalizou Bertazzoni.


FONTE: Assessoria De Comunicação
AUTORIA: Marília Ferreira - MTB 43137/SP / Carolina Angelelli - MTB 0078868/SP
Web Design Web Design